“Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.” (II Cor. 3:2)
Paulo compara a vida de cada cristão à um livro, um livro aberto e lido por todos. Separamos para pensarmos nos livros veremos uma grande variedade entre eles, há livros pequenos e grande, bonitos e feios, livros de ficção, história, teologia, livros que edificam e livros que degradam. Assim somos nós, ha cristãos de várias formas e jeitos...
Paulo fala de livros abertos, lidos pelos outros. Que história há nas paginas de sua vida? Que tipo de livro você esta escrevendo?
Muitos fazem da sua vida um livro de piadas, onde as pessoas só encontram motivos para rirem.
Outros tem escrito um livro de terror, onde só se vê brigas e violência, imagens de uma pessoa impaciente e descontrolada.
Há os sonhadores que fazem de sua vida um livro de ficção fugindo da realidade vivendo apenas em fantasias vazias.
E aqueles que fazem de sua vida um livro de história vivendo de lembranças sem coragem de encarar o futuro.
Há famílias que formão um manual de regras, tão preocupados com os detalhes e normas que esquecem de amar e viver o momento em família. Sem falar nos que são especialistas em escrever a sua auto-biografia, pessoas que estão preocupadas em se alto promover sem se preocupar com as pessoas que estão ao seu lado.
E há os que fazem de sua vida um livro de poesia levando paz e alegria aos que lhe cercam. Vidas que nos trazem alegrias. Pessoas que nos dão prazer de telas ao lado.
Que tipo de livro você esta escrevendo? As pessoas gostam do que estão lendo em sua vida? Você já se arrependeu de alguma pagina que você escreveu? Se escrevo hoje para alguém que não esta satisfeito com o enredo de sua história, quero lhe dar uma importante informação: Há uma grande diferença entre nossas vidas e os livros, os livros já estão concluídos, a ultima palavra já foi escrita o ponto final selou seu conteúdo. Já nossas vidas ainda possuem muitas paginas em branco e cabe a você decidir como sua história terminará.
Quero lembrá-los de que o apostolo Paulo começou seu livro de uma forma negativa, violenta e o concluiu de forma majestosa de assassino a mártir e mesmo após séculos sua vida ainda inspira a milhares.
Termino essa reflexão com as palavras de Mario Quintana: “Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo.”
Pr. Marcelo Tomaz


Nenhum comentário:
Postar um comentário