Web Rádio Maranatha

Coisas boas que nos tiram do céu

“Assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos – assim será também a vinda do Filho do homem.” Mt. 24:38-39

Eu ainda me lembro da primeira vez que li esse texto, eu não entendia por que Deus condenará pessoas por comerem, beberem e casarem. Afinal isso não é algo comum e bom?

Quando as coisas boas nos tiram do céu? Que lição temos que aprender com esse relato?  Vejamos o que Ellen White nos diz sobre o texto: “Deus não condenou os antediluvianos por comerem e beberem; dera-lhes os frutos da terra em grande abundância para suprirem suas necessidades físicas. Seus pecados consistiam em tomar esses dons sem gratidão para com o Doador, e aviltar-se condescendendo com o apetite sem restrições. Era-lhes lícito casarem. O matrimônio estava dentro da ordem determinada por Deus; foi uma das primeiras instruções que Ele estabeleceu. Deu instruções especificas concernentes a está ordenança, revestindo-a de santidade e beleza; estas instituições, porém, foram esquecidas, e o casamento foi pervertido, e feito com que servisse às paixões. “ PP, pg. 101

As coisas que Jesus mencionou não eram pecaminosas, foi a forma como os homens lhe trataram que se tornou pecado.

Jesus em Mateus 24:38-39 poderia enumerar vários pecados: Idolatria, violência, roubo, mentiras... Coisas más que com certeza existiam naquele tempo. Só que Jesus fez questão de nos mostrar pecados que muitos podem estar cometendo sem perceberem. O uso de coisas que na essência são boas, não implica em estarmos fazendo a coisa certa, mas ao fazermos mau uso delas, elas se tornam um empecilho para nossa santificação.

O texto fala de comida, bebida e casamento. Eu poderia acrescentar a essa lista outros itens, tais como: Trabalho, amizade, tecnologia, esportes, diversões, estudo e até religião. Todos esses fatores de nossas vidas são bons e até necessários, só que para muitos estão se tornando um laço que os prenderá a esse mundo de pecado.

Quando algo toma o lugar que deveria ser de Deus em nossas vidas, isso por melhor que seja, nos tira do céu. Quando usamos algo bom de forma errada, isso se torna mau. Quando buscamos fazer a nossa vontade, por mais idealista que seja, se ela estiver contra a orientação de Deus, ela será uma tragédia em nossas vidas. 

Querido amigo, há coisas boas em sua vida que tem tomado tanto seu tempo que você está se afastando de Deus? Seus estudos acadêmicos não estão lhe conduzindo para longe da palavra de Deus? Em seu casamento você não está procurando satisfazer apenas suas paixões? O esporte não tem se tornado seu ídolo? Os amigos não lhe sufocam e lhe distanciam dos cultos de adoração ao Senhor nosso Deus? Seu trabalho não está em desarmonia com os princípios da palavra de Deus? Sua religião não esta tomando o lugar sagrado da fé? Essas são perguntas que temos que responder com sinceridade. É muito fácil se perder fazendo coisas boas. Sempre podemos dizer: Não estou fazendo nada de errado!

 Vamos aproveitar nesse dia todas as coisas boas que o Senhor nos providenciou, sem nos desviarmos dos Seus caminhos. Que sejamos gratos a Deus por tudo e que possamos reconhecê-Lo em tudo o que fizermos. Que o Senhor nos abençoe.

Pr. Marcelo Tomaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...