Eu gosto muito do livro de Tiago, ele é um livro prático, ele une de forma simples a fé e as obras, nos diz que Cristianismo não é apenas um conceito bonito, mas sim um estilo de vida. Tiago nos tira da formalidade e nos leva a experiência, ele expressa o desejo do céu de que os conhecedores da verdade vivam a verdade.
Nós como cristãos às vezes nos esquecemos desses conceitos que Tiago prega e nos contentamos em apenas conhecer, somos ávidos por buscar novas teorias ou para ouvir belos sermões, só que somos lentos em aplicar em nossas vidas as lições aprendidas.
Ellen White diz que “só os que vivendo de acordo com a luz que têm recebido poderão receber maior luz. A não ser que nos estejamos desenvolvendo diariamente na exemplificação das virtudes cristãs, não reconheceremos as manifestações do Espírito Santo na chuva serôdia...” (Testemunhos para Ministros, 507)
Um dos segredos para o crescimento cristão é exatamente esse: Praticar o que se sabe; para Deus não importa quanto você conhece d’Ele, mas sim quanto do que você conhece você pratica. Deus nunca poderá nos dar maior graça se não fizermos uso da que temos.
A base do cristianismo não são os enigmas das profecias ou os símbolos do antigo testamento. O fundamento de nossa fé é a vida pratica de nosso amado Salvador. Se tão somente vivermos como Ele viveu teríamos uma vida com mais significado e desfrutaríamos da alegria da salvação.
Não é preciso ser um teólogo para conhecer os elementos fundamentais do cristianismo, até o mais simples entre nós sabe o que tem que fazer. O evangelho divide nossos deveres em duas classes: Amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a nós mesmos. Vamos relembrar o que isso significa?
Amar a Deus sobre todas as coisas implica em: Ser fiel nos dízimos e ofertas, em guardar Seus mandamentos e principalmente passar tempo com Ele em comunhão.
Amar o próximo como a nós mesmos implica em: Ser honesto, não criticar ou fofocar, ser gentil e paciente, e principalmente em nunca fazer algo que você não gostaria que fosse feito com você.
Não é estranho ver cristãos vivendo como mundanos? Como podem os que conhecem a verdade viver na mentira? Eu não estou falando dos que estão lutando contra o pecado e que às vezes tropeçam em suas atitudes e choram cada vez que isso acontece. Eu estou falando de uma classe de cristãos que voluntariamente e descuidadamente estão em desacordo com a mensagem que receberam e que pregam. Isso é incoerência. Isso é hipocrisia, foi exatamente essa atitude que Jesus repreendeu tão enfaticamente nos judeus de Sua época.
Querido amigo, hoje é o dia de tomarmos uma decisão, a de praticarmos o que sabemos, de viver o que podemos dos princípios que conhecemos. Hoje é o dia de começarmos uma reforma em nossas vidas, em nossos lares. Assim seremos capacitados a receber do Senhor maiores bênçãos e responsabilidades.
Minha oração é a de Tiago: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”
Pr. Marcelo Tomaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário