Por muito tempo a inveja e o preconceito cercaram Daniel. Os homens influentes de Babilônia tinham Daniel como seu rival. Invejavam sua autoridade e menosprezavam sua origem. Esses homens tentavam por todos os meios rebaixá-lo, humilhá-lo e se possível matá-lo.
Daniel não fizera nada para sofrer essa perseguição, ele apenas fazia a sua parte, ele apenas era fiel. Não é estranho que sejamos perseguidos por fazermos o que é certo? Você já não foi alvo de critica na escola, ou em casa, ou até mesmo na igreja por lutar pelo que é certo? Se na escola você estuda e não cola nas provas, logo aparece alguém te chamando de “nerd” ou “CDF”, não para homenagear sua inteligência, mas para denegrir sua imagem social. Se em casa você luta para implantar os padrões cristãos, você é tachado de santo do pau oco, ou de crente chato. E quando na igreja você como líder tem que orientar alguém, ai não faltam criticas e injurias, tais como: Quem você pensa que é! Vai cuidar da sua vida! Não fale do meu filho!...
Eu louvo a Deus, porque Daniel era incompreendido, criticado e perseguido, só que não podia ser repreendido ou condenado. Seus opressores não podiam fazer nada mais além de criticá-lo, pois “não puderam [achar]... culpa alguma” nele, “porque ele era fiel.”
Querido amigo, aqui está um dos segredos da vida cristã: Ser fiel! Daniel não era perfeito, não! Ele era humano como você e eu, tinha seus erros, tinha seu temperamento, só que ele fazia o que tinha que fazer, era honesto em seu trabalho, pagava suas contas, atendia seus deveres cívicos e cumpria com seus compromissos. Daniel sabia que o nome de Deus seria blasfemado se ele falhasse; então ele lutava com todas as suas forças para que perante o rei, perante seus colegas de trabalho e principalmente perante seus familiares, fosse ele achado fiel.
Se falo para alguém hoje, que tem feito o seu melhor perante as suas responsabilidades, que está com a consciência tranqüila perante a sociedade, a família e a igreja, e mesmo assim tem sofrido opressão de alguém. Você não deve se preocupar, assim como Deus livrou a Daniel das mãos de seus inimigos, Ele também te protegerá e no final a de te glorificar.
Hoje temos que ser fieis. Termos que fazer o que tem que ser feito! Você pode ser um pecador, mas não precisa ser um irresponsável, você pode ter o seu temperamento explosivo, mas não precisa ser caloteiro, você pode ter sentimentos errados, mas não precisa fazer algo moralmente e socialmente errado.
Que nossos inimigos vasculhem nossas vidas, que nos vigiem, que nos sigam, até que eles vejam que moralmente e socialmente não temos “nenhum erro nem culpa.” Que posamos, assim como Daniel, ir, se preciso for, para os leões, mas irmos de cabeça erguida.
Pr. Marcelo Tomaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário