“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação.” (Hab.3:17-18)
Nessa manhã enquanto pensava em que mensagem escreveria, recebi uma ligação; do outro lado a linha estava uma Irmã que, angustiada por sua situação financeira, me disse: "Pastor, será que Deus se esqueceu de mim!?" Após aquela ligação, folheando a bíblia, encontrei esse texto de Habacuque onde me diz que Deus deve continuar a ser Deus “ainda que a figueira não floresça...”
Uma coisa é certa, nosso Deus é um Deus de benção, é Ele que faz cair a chuva sobre bons e maus, é Ele que faz brotar da terra nosso sustento, é Ele que com misericórdia nos da forças para o trabalho dia após dia. Quando eu olho para minha querida esposa, para minhas filhas saudáveis, quando sento perante uma mesa com o sustento suficiente para minha família, quando posso ir e vir livremente com saúde, sou levado a exclamar: Deus seja louvado!
Só que Habacuque nos faz lembrar que nossa fé em Deus não deve estar ligada às bênçãos que Ele tem para nos dar. Nossa fidelidade e gratidão ao Senhor devem estar apegadas a nossa salvação, que já nos foi concedida pelo Seu amor e sacrifício.
Querido amigo, pode ser que seu trabalho não esteja florescendo e que em sua mesa não haja o fruto necessário para o seu sustento, talvez seus esforços não produzam o suficiente para pagar as despesas e você esteja impotente, vendo seus bens serem arrebatados de suas mãos. Você pode estar se perguntando: por quê? Meu objetivo hoje não é explicar porque essas coisas acontecem, e sim, lhe assegurar que Deus o ama, e que muito acima das coisas dessa vida, está à eternidade e todas as suas bênçãos e que seus olhos devem estar sempre apontados nessa direção.
Alegre-se nesse dia no Senhor, pois nEle você tem algo que é mais precioso do que todas as riquezas do mundo, algo que nunca perderá o valor e que ninguém poderá tirá-lo de suas mãos, esse algo é Jesus e sua graça, por isso diga sempre: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação.” (Hab.3: 17-18)
Acredite meu amigo, Jesus lhe basta...
Pr. Marcelo Tomaz
Os caminhos do Senhor não entendemos muitas vezes, mas são os melhores!
ResponderExcluir